ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Obrigado, vírgula, Portugal

1. O apuramento da seleção de futebol portuguesa para o campeonato do mundo da modalidade de 2014, no Brasil, foi assinalado com um vídeo de agradecimento pelo apoio dos adeptos portugueses aos jogadores da sua representação nacional. Disponível no YouTube e largamente difundido na Internet e por diversos sítios informativos, o vídeo traz como título: "Obrigado [sem vírgula] Portugal" – em vez do que manda a regra da pontuação, com a indispensável vírgula entre a expressão de agradecimento e o vocativo: «Obrigado, Portugal». O erro, cada vez mais generalizado, pode ser verificado, também, no Bom Dia Portugal, da RTP1 – com a vírgula esquecida provavelmente na banca do desenhista do logótipo. A acertada pontuação com o vocativo pode ser consultada, por exemplo, neste  Obrigado, professor!

2. «Louco» chamaram vários jornais brasileiros, espanhóis e suecos ao estilo superlativamente estridente do relator desportivo português que fez a cobertura do jogo Suécia-Portugal para a Antena 1. «Louco» – ou, mais apropriadamente, «descontrolado», «destrambelhado», «desvairado»... «desadequado», de todo?

3. Na atualização do consultório, comenta-se o uso do substantivo depleção, avalia-se um caso de concordância e analisa-se um novo caso de sujeito oracional

4. O programa Língua de Todos de sexta-feira, 22 de novembro (às 13h45*, na RDP África; repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 9h00*), apresenta a nova Gramática do Português, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian em conversa com as linguistas Maria Fernanda Bacelar, membro da comissão organizadora desta obra, e Perpétua Gonçalves, autora do capítulo dedicado ao português em África. No Páginas de Português de domingo, 24 de novembro (às 17h00*, na Antena 2), são temas o estudo da leitura digital, as apostas da Fundação Calouste Gulbenkian na área editorial e o português compartilhado por Brasil, Angola e Moçambique; de referir ainda a rubrica Palavrar, de Ana Sousa Martins.

* Hora de Portugal continental.

5. Sem o apoio dos seus consulentes, fica seriamente comprometida a manutenção deste serviço sem fins lucrativos e inteiramente consagrado à língua portuguesa, na sua diversidade. Agradecimentos antecipados por todos os contributos destinados ao Ciberdúvidas.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 21/11/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos