ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Envelhecer por palavras

Que queremos dizer com a palavra meia-idade? Quando começa o período assim chamado? Quando acaba? Evidenciam-se bastantes divergências na definição das balizas etárias desta fase da vida humana, tal como acontece com o significado de muitas palavras com certa instabilidade semântica, não alheia a modas e revoluções culturais. A propósito desta indefinição de fronteiras, que lógicos e linguistas denominam vagueza, Paulo J. S. Barata propõe, na rubrica O Nosso Idioma, uma breve investigação sobre o significado de meia-idade nos dicionários, acabando por identificar os vários eufemismos com que ludibriamos o envelhecimento. Polissémicos são também os termos demissão e exoneração, mas é com clareza que se contrasta sintaticamente existir com haver, conforme se comenta em mais uma atualização do consultório.


 Para falar das variedades brasileira, angolana e moçambicana, o programa Língua de Todos de sexta-feira, 6 de dezembro (às 13h15* na RDP África; com repetição ao sábado, depois do noticiário das 9h00*), entrevista Margarida Taddoni Petter, linguista da Universidade de São Paulo. O Página de Português de domingo, 8 de dezembro (às 17h00, na Antena 2), aborda as opções (polémicas, algumas) das  novas metas curriculares quanto a determinadas obras literárias nos programas de Português do ensino secundário português: por exemplo, que critério levou à proposta – ainda em período de discussão pública – da substituição do Memorial do Convento, de José Saramago, no programa do 12.º ano, pela História do Cerco de Lisboa ou O Ano da  Morte de Ricardo Reis?  A(s) resposta(s) da coordenadora do respetivo grupo de trabalho, a professora universitária Helena Buescu. Outro tema, numa abordagem da linguista Margarita Correia: o léxico do português de origem asiática.

* Hora oficial de Portugal continental.


 Ajudar a viabilizar o projeto aqui desenvolvido há quase 17 anos é reencontrar diariamente um espaço dedicado à divulgação e debate de temas do interesse de quantos, pelo mundo fora, gostam da língua portuguesa, na sua unidade e diversidade. O nosso obrigado.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 05/12/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos