ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Palavras sem uso e variantes com uso

Porque se diz lindamente («ela canta lindamente»), mas não "bonitamente" («ela veste-se "bonitamente")? É a propósito desta particularidade do uso dos advérbios de modo que a rubrica O Nosso Idioma divulga uma reflexão feita pelo escritor e professor universitário português Fernando Venâncio, em texto publicado no número de novembro de 2013 da revista Ler. Quanto a variantes que se usam efetivamente, mas podem não ter aprovação normativa, o consultório dedica duas novas respostas: uma, às grafias Eufémia e Eufêmia, ambas consideradas corretas; e outra, a respeito do verbo dirigir, que, em Portugal, alguns falantes parecem pronunciar como "deregir" (com e mudo). Ainda nesta atualização, regressam os problemas de análise sintática suscitados pelo verbo chegar: em «a ajuda não chega ao mais necessitados», qual é a função sintática de «mais necessitados»?


SOS Ciberdúvidas é um pedido de ajuda dirigido aos consulentes deste serviço sem fins lucrativos, integralmente dedicado à divulgação e ao debate de temas da língua portuguesa. Agradecemos, desde já, a quantos desejarem contribuir para a manutenção do espaço aqui existente há quase 17 anos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 10/12/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos