ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Particípios em atividade: necessitado e divertido

Em português, a conjugação verbal inclui os particípios passados, que se  formam geralmente com os sufixos -ado (na 1.ª conjugação: abandonar > abandonado) ou -ido (na segunda e terceira conjugações: comer > comido; partir > partido) e aos quais se atribui sentido passivo, quando se trata de verbos transitivos: «o pavilhão foi abandonado». Mas há particípios passados que fogem à regra, impondo ou permitindo uma interpretação ativa: é o caso de viajada em «ela é muito viajada» (cf. Gramática do Português, da Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, pág. 1489, nota 170). Para refletir um pouco sobre estas exceções, sugerimos a leitura do que diz o linguista brasileiro Aldo Bizzocchi sobre o uso de divertido ou necessitado num pequeno artigo disponível na versão em linha da revista Língua Portuguesa.

E a propósito de particípios passados, no Pelourinho, Sandra Duarte Tavares recorda que a tradição normativa obriga a que, no emprego destas formas com o comparativo de superioridade do advérbio bem, ocorra «mais bem», e nunca melhor. Entretanto, apesar da pausa de Natal e da interrupção do envio de perguntas (que termina no dia 4 de janeiro de 2013)*, o consultório continua a ser atualizado com material que ainda aguardava resposta: neste dia, discutem-se o valor causal/explicativo da conjunção que e o emprego de casa sem artigo definido.

* Para assuntos que não digam respeito a dúvidas linguísticas, poderão os nossos consulentes recorrer aos contactos aqui disponibilizados.

SOS Ciberdúvidas é um apelo dirigido a quantos, por esse mundo fora, consultam regularmente este serviço consagrado à divulgação, à reflexão e ao debate dos mais variados temas da língua portuguesa. O nosso obrigado pelos contributos enviados ou a enviar que ajudem nos custos da manutenção de um projecto de perto de 17 anos de existência, gratuito e sem fins lucrativos.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/12/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos