ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Circunlóquios e outras questões de língua

Circunlóquio, pleonasmo, redundância, tautologia – eis as denominações de um problema de elaboração do pensamento com devastadoras repercussões no estilo e na inteligibilidade do discurso. É certo que por pleonasmo se entende também um efeito com valor expressivo (daí a legitimidade do famoso «vi claramente visto» de Camões), mas, em O Nosso idioma, Paulo Barata apresenta uma série de casos de repetição inútil, sem enriquecimento semântico. Igualmente sobre o bom uso do léxico e da pontuação são duas das novas respostas, nas quais se discutem ainda questões de sintaxe, morfologia e classes de palavras.

Recordamos que, durante a pausa de Natal e até 4 de janeiro de 2014, o formulário para envio de dúvidas fica indisponível. Não obstante, continuamos aqui a pôr em linha material que aguardava publicação, como artigos e respostas. Para assuntos que não digam respeito a dúvidas linguísticas, poderão os nossos consulentes utilizar os contactos aqui indicados.


 No programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 20 de dezembro (na RDP África, às 13h15*; com repetição ao sábado, depois do noticiário das 9h00*), evoca-se o jornalista e poeta moçambicano Virgílio de Lemos (1929-2013). O Páginas de Português de domingo, 22 de dezembro (às 17h00* na Antena 2), dá relevo ao projeto de criação de um Portal Global da Língua Portuguesa, integrando as agências de informação dos países da CPLP, com uma conversa com o diretor da Lusa, Afonso Camões. Outro tema em foco neste programa: o que é um erro, em linguística? E um erro é sempre um erro onde quer que se fale o português (seja em Portugal, no Brasil ou nos PALOP)? Finalmente: será possível definir uma lista de erros comuns a essas variedades nacionais (vide, a propósito, a publicação, pelo jornal brasileiro O Estado de S. Paulo, da lista com "Os cem erros mais comuns da língua portuguesa")?


 Para apoio do ensino-aprendizagem do Português (língua materna e não materna), na Ciberescola da Língua Portuguesa e na plataforma associada Cibercursos, disponibilizam-se fichas de trabalho, testes diagnósticos, sessões de aprendizagem colaborativa (Tandem Language Learning), além de se promoverem cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações no Facebook e na rubrica Ensino.


Os custos da manutenção deste projecto sem fins lucrativos, ativo há perto de 17 anos, justificam o reiterado apelo SOS Ciberdúvidas. Desde já, o nosso obrigado a quantos, por esse mundo fora, nos consultam regularmente e entendem ajudar o serviço que se presta nestas páginas a favor de um uso mais consciente da língua portuguesa.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 18/12/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos