ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Falar português ainda mais (e melhor) em 2014

Enquanto se acaba 2013 e o novo ano é uma expetativa, propomos:

– insistir na importância da revisão dos textos jornalísticos, com um comentário conjunto de Paulo J. S. Barata e José Mário Costa, no Pelourinho;

– terminar com algumas hesitações relativamente ao uso de formas verbais da 3.ª pessoa do plural, da locução «sendo que» e da palavra parabéns – tudo tópicos da nova atualização do consultório;

– na rubrica O Nosso Idioma, refletir sobre a necessidade de promover o português como língua científica, conforme defende o professor universitário português Mário Vieira de Carvalho no artigo Língua Portuguesa e Ciência, dado à estampa no jornal Público;

– finalmente, na mesma rubrica, relembrar a diferente forma de escrevermos boas-festas (com hífen) e boas festas (sem hífen), graças a uma crónica da jornalista Rita Pimenta (texto original saído no Público).

Note-se que, apesar de o formulário para envio de perguntas se encontrar inacessível até 4 de janeiro de 2014, não nos dispensamos de pôr em linha respostas ou outros textos, como é o caso deste dia. Para assuntos fora do âmbito linguístico, recorra-se, por favor, aos contactos indicados aqui.

Os votos de um ótimo 2014, com mais e melhor língua portuguesa – a começar no  bê-á-bá.

 


 Na Ciberescola da Língua Portuguesa e na plataforma associada Cibercursos, continuam abertas as inscrições nos cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações no Facebook e na rubrica Ensino.

 


No novo ano, reiteramos o apelo SOS Ciberdúvidas, pela viabilização deste serviço, gracioso e sem fins lucrativos, à volta da língua portuguesa em toda a sua diversidade geográfica. Bem hajam todos os contributos (que podem ser remetidos também por esta via: Faça aqui o seu donativo)!

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 30/12/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos