ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Descrever a língua: para um balanço de 2013

Enquanto o formulário para envio de perguntas se mantém bloqueado (volta a estar acessível a partir de 4 de janeiro de 2014)*, continuamos a pôr em linha artigos sobre a atualidade do nosso idioma comum. Desta vez, contribuindo para um balanço do que se publicou em Portugal, em 2013, para um conhecimento mais aprofundado do português, recordamos na Montra de Livros duas obras importantes: uma será com certeza uma referência fundamental para a descrição gramatical nos próximos anos – trata-se da Gramática do Português da Fundação Calouste Gulbenkian, um trabalho gigantesco, coordenado pelos linguistas portugueses Eduardo Paiva Raposo, Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Mota, Luísa Segura, Amália Mendes, entre outros; o segundo livro a salientar, elaborado pelo escritor Adalberto Alves, explora a relação do português com o árabe – é o Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa, editado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Nas demais rubricas, assinalamos um artigo da jornalista Rita Pimenta, no qual é relembrada a diferente forma de escrevermos boas-festas, com hífen, e boas festas, sem hífen (texto original saído no Público); e, no consultório, importa ainda dar relevo a novas respostas sobre a locução «sendo que», a expressão «cantar os parabéns» e as terminações da 3.ª pessoa do plural.

* Para assuntos fora do âmbito linguístico, recorra-se, por favor, aos contactos indicados aqui.


 O programa Língua de Todos de sexta-feira, 3 de janeiro (às 13h15*, na RDP África, com repetição ao sábado depois do noticiário das 9h00*), dedica uma entrevista a Adelaide Monteiro, do Ministério da Cultura de Cabo Verde, ao tema do reconhecimento, neste país, do cabo-verdiano como língua oficial, a par do português. O Páginas de Português de domingo, 5 de janeiro (às 17h00*, na Antena 2),  propõe uma conversa com o professor Eduardo Viaro, da Universidade de São Paulo, sobre a influência das línguas africanas e indígenas no português do Brasil.

* Hora oficial de Portugal continental.

 


 Em 2014, a Ciberescola da Língua Portuguesa e o sítio associado Cibercursos continuam a oferecer recursos variados para o ensino e a aprendizagem do português (língua materna e língua estrangeira), além de prosseguirem com cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações no Facebook e na rubrica Ensino.


Também no novo ano se reitera o apelo para ajuda nos custos de manutenção do Ciberdúvidas, que desde há praticamente 17 anos se afirma como serviço gracioso e sem fins lucrativos, consagrado à língua portuguesa, na sua unidade e diversidade. O nosso obrigado por todos os contributos que forem enviados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 02/01/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos