ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O consultório retoma as suas atualizações regulares

Manda a tradição popular que este dia seja dedicado aos Reis Magos. Encerra-se, pois, o ciclo festivo do Natal para dar lugar ao trabalho em pleno, e é tempo de disponibilizar o formulário para envio de dúvidas, deste modo, possibilitando que o consultório volte às atualizações regulares. Então, para recomeçar, pergunta-se:

– Porque se diz que verbos como dar, ter ou pedir são irregulares?

– Com referência a um texto, epígrafe e sumário designam o mesmo?

– Que significado pode atribuir-se à sigla e. a.?

E, aludindo ao começo de um novo ano, recordemos um texto de Regina Rocha:  O calendário e os meses do ano.

 


 

 

Não é exagero afirmar que o futebol tem um lugar muito especial nas comunidades e nas culturas que usam o português. Nem é possível deixar de expressar pesar pelo falecimento de Eusébio (1942-2014), futebolista luso-moçambicano que se afirmou como figura maior dessa modalidade desportiva tão popular, que tem também ajudado a própria língua portuguesa a projetar-se no mundo.

 


Em 2014, a Ciberescola da Língua Portuguesa e a plataforma associada Cibercursos, além de continuarem a facultar o acesso gratuito a recursos diversificados para apoio do ensino do português (língua materna e não materna), manterão abertas as inscrições nos seus  cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.

 


Apesar das consabidas dificuldades, vai para 17 anos que surgiu o Ciberdúvidas como espaço de informação, divulgação e discussão da língua portuguesa, tanto na sua unidade como na sua diversidade (geográfica, social ou contextual). Mas, para que este serviço prossiga no seu propósito de sempre, é indispensável a ajuda de quem, pelo mundo fora, o utiliza – daí o renovado apelo SOS Ciberdúvidas com vista a garantir a manutenção deste espaço. Desde já, os nossos agradecimentos por todos contributos que forem enviados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 06/01/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos