ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Palavras que vão, palavras que ficam

 

Uma atualização sobretudo dedicada ao nascimento, duração e efemeridade das palavras. Assim, na rubrica O Nosso Idioma, disponibilizamos uma crónica do escritor e professor universitário Fernando Venâncio sobre a diferente sorte de muitos neologismos surgidos nas últimas décadas, havendo alguns de vida efémera, que, apesar de expressivos e conceptualmente úteis, não lograram ancorar-se na língua (artigo original publicado na revista Ler de dezembro de 2013). No consultório, revisitam-se palavras e locuções de uso mais consolidado, a propósito da sua grafia, do seu significado ou da sua dicionarização.

 

 


 

 

Renovamos o apelo dirigido a todos os consulentes no sentido de viabilizarem este serviço gratuito e sem fins lucrativos em prol do conhecimento e da promoção da língua portuguesa, na sua dimensão transcontinental. Agradecimentos antecipados pelos contributos que forem enviados.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 07/01/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos