ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Erros de ouvido

As palavras parónimas sempre foram pasto apetecível para o erro: são clássicas as confusões entre comprimento e cumprimento, previdência e providência. Muitas vezes, o risco cresce, quando em certas variedades da língua, como o português mais lisboeta, há parónimos que o ouvido não distingue porque passam a homófonos, na fala mais rápida ou descontraída: é o caso, por exemplo, de despensa e dispensa... ou de descriminar e discriminar. Esta última troca é extensível às respetivas nominalizações, descriminação e discriminação, como assinala, no Pelourinho, Paulo Barata, ao detetar mais uma situação deste tipo num semanário português.

No consultório, desvendam-se as origens futebolísticas da expressão «arrumado como o Caldas», dão-se indicações para a acentuação gráfica dos infinitivos seguidos de pronomes pessoais átonos e reflete-se sobre a possibilidade de cruzadista não significar apenas «aquele que se ocupa com ou de palavras cruzadas».


  Lembramos que na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos se disponibilizam recursos diversificados – exercícios, testes diagnósticos, guiões de aula, uma antologia, um programa de aprendizagem colaborativa – para apoio do ensino e da aprendizagem do português (língua materna e não materna). Nas referidas plataformas, também continuam abertas as inscrições nos seus cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações no Facebook e na rubrica Ensino.


 

Com SOS Ciberdúvidas, apela-se à generosidade dos nossos consulentes, de modo a ajudar nos custos de manutenção deste espaço de divulgação e debate em torno da unidade e diversidade da língua portuguesa. Agradecimentos antecipados a quantos derem os seus contributos.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 08/01/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos