ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Cristiano Ronaldo em português

O futebol internacional tem dado grande projeção à língua portuguesa. Não se trata apenas da importância de nomes ou expressões característicos, associados a equipas e jogadores, nem do (contestado) Campeonato Mundial de Futebol – ou Copa do Mundo – que o Brasil leva a cabo em 2014. Também é para ter em conta a atitude linguística das figuras ligadas a esse meio desportivo.

Assinale-se, portanto, o breve e emotivo discurso que o futebolista português Cristiano Ronaldo* proferiu em português para agradecer a atribuição da Bola de Ouro de 2013 da FIFA, na gala realizada em Zurique. Outros intervenientes igualmente se expressaram na língua portuguesa – Ronaldo* e Neymar, bem como a própria apresentadora, a modelo Fernanda Lima. Só faltou Pelé, que quase sempre recorreu ao idioma dominante na cerimónia, o inglês.

*Recorde-se que, no português de Portugal, o nome Ronaldo soa "runaldu"; no português do Brasil, pronuncia-se "rônaudu" ou "rónaudu". Cf. abertura de 20/11/14 "Como (não) pronunciar Ronaldo em Portugal".


No consultório, revisitam-se a palavra óvni, o sufixo -eiro, o plural dos apelidos e a (não) acentuação da palavra fisioterapia.

 


 A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos oferecem recursos variados para apoio do ensino e da aprendizagem do português (língua materna e não materna), bem como mantêm abertas as inscrições nos seus cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.


O apelo SOS Ciberdúvidas dirige-se a quem, dos quatro cantos do mundo, quer falar, escrever e conhecer melhor a língua portuguesa em toda a sua diversidade.  Desde já, o nosso obrigado por todos os contributos que viabilizem o serviço público aqui prestado, gracioso e sem fins lucrativos.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 14/01/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos