ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Palavras carregadas de história

 

No consultório, fala-se de duas palavras carregadas de memórias: uma é auto de fé, que evoca uma faceta triste do Portugal dos séculos XVII e XVIII; outra, rosa-cruz, leva-nos até à experiência iniciática das sociedades secretas e aos seus desígnios políticos. Depois, ainda na presente atualização, brindemos ao passado apesar de tudo, para compreender a semântica dos complementos do próprio verbo brindar.

Na rubrica Acordo Ortográfico, convém atentar na nota retificativa entretanto incluída nas cartas de Gilvan Müller de Oliveira e de José Mário Costa, a propósito de dois professores brasileiros – Ernani Pimentel e Pasquale Cipro Neto – que em dezembro de 2013, em Portugal, foram recebidos pela Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, no contexto da querela à volta do novo acordo ortográfico.

 


O programa Língua de Todos de sexta-feira, 17 de janeiro (às 13h15* na RDP África; com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), entrevista Ataliba Teixeira Castilho, professor da Universidade de São Paulo e consultor do Museu da Língua Portuguesa, para falar sobre identidade linguística e política de promoção da língua portuguesa. No Páginas de Português de domingo, 19 de janeiro (às 17h00* na Antena 2), as linguistas Margarita Correia e Inês Machungo abordam o tema dos neologismos da nossa língua em Portugal, em Moçambique, no Brasil e em Angola; o programa inclui ainda as rubricas Palavrar, de Ana Sousa Martins, e Ciberdúvidas Responde, conduzida por Sandra Duarte Tavares.

*Hora oficial de Portugal continental.


Notícias e avisos que interessam a quantos trabalham com a língua portuguesa:

– o prolongamento até 24 de janeiro do prazo para submissão de resumos de comunicações à International Conference on Language Acquisition for Young Researchers (ICLAYR), a realizar em 27 de junho de 2014, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Anfiteatro III);

– a abertura das inscrições da Escola de Verão do Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social, em Minde (Portugal);

– a aceitação de candidaturas a uma bolsa na área da Linguística Computacional oferecida pela Microsoft Portugal;

– uma chamada para comunicações para o número especial da Revista Virtual de Estudos de Linguagem – ReVEL sobre modalidade.


Quem estuda o português como língua estrangeira (Portuguese as a Foreign Language) está sempre a tempo de se inscrever na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos para um curso individual. Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.


Como foi assinalado no 17.º aniversário do Ciberdúvidas, a perda de patrocínios tem agravado os constrangimentos financeiros da manutenção deste espaço dedicado à língua portuguesa na sua diversidade. A campanha SOS Ciberdúvidas é um pedido de ajuda dirigido aos nossos consulentes, no sentido de enviarem contributos para a viabilização do serviço que aqui se presta, gracioso e sem fins lucrativos. O nosso obrigado.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/01/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos