ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Televisão pública portuguesa com plataforma de apoio ao ensino

Em Portugal, multiplicam-se as entidades que tomam a iniciativa de desenvolver ou facultar recursos em linha para apoio educativo. É o caso da RTP (Rádio e Televisão de Portugal), com o lançamento do portal Ensina, uma plataforma que, indo ao encontro do estudo das matérias abordadas no ensinos básico e secundário, disponibiliza os muitos conteúdos que possui em arquivo e que foram produzidos primeiro para a rádio, com a criação da Emissora Nacional em 1935, e, depois, também para a televisão, com o aparecimento da Radiotelevisão Portuguesa, em 1955. É de salientar que o portal Ensina inclui várias sequências do programa de televisão Cuidado com a Língua!, que o Ciberdúvidas tem acompanhado desde a primeira série – aqui fica a ligação para um excerto do último episódio da 8.ª série, transmitida nos primeiros meses de 2013.


Nesta atualização, Edno Pimentel comenta, na rubrica O Nosso Idioma, mais uma confusão gerada pela má ortografia (texto original publicado em 16/01/14 no semanário angolano Nova Gazeta). No consultório, abordam-se tópicos nas áreas do léxico, da sintaxe, da morfologia e da semântica.

Já agora, a propósito do debate parlamentar sobre a legalização em Portugal da adoção e coadoção por casais do mesmo sexo, e dado vários órgãos de comunicação manifestarem dificuldades com a grafia de um dos termos em causa, lembramos que, ao abrigo do novo acordo ortográfico [Base XVI, 1.º, alínea b), observação], se deve escrever coadoção, sem hífen, tal como acontece com o verbo coadotar, uma vez que o prefixo co- se agrega geralmente à palavra prefixada.


 Passando à investigação científica que tem por objeto o português contemporâneo, assinale-se que o linguista Feliciano Chimbutane, da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique), profere em 24/01/2013, pelas 15h30, no Centro de Linguística da Universidade do Porto, uma conferência intitulada "Aspetos sintáticos e morfossintáticos na complementação verbal em changana e no português de Moçambique: influências mútuas".


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 17 de janeiro (às 13h15* na RDP África; com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), Ataliba Teixeira Castilho, professor da Universidade de São Paulo e consultor do Museu da Língua Portuguesa, tece considerações sobre identidade linguística e política de promoção da língua portuguesa. Em conversa com as linguistas Margarita Correia e Inês Machungo, o Páginas de Português de domingo, 19 de janeiro (às 17h00* na Antena 2), centra-se no tema dos neologismos; este programa inclui ainda as rubricas Palavrar, de Ana Sousa Martins, e Ciberdúvidas Responde, conduzida por Sandra Duarte Tavares.

* Hora oficial de Portugal continental.


Estuda o português como língua estrangeira (Portuguese as a Foreign Language)? Inscreva-se nos cursos individuais da Ciberescola da Língua Portuguesa e dos Cibercursos. Informações no Facebook e na rubrica Ensino.


Agradecendo as mensagens de parabéns recebidas por ocasião do 17.º aniversário do Ciberdúvidas, apelamos à generosidade dos nossos consulentes com um pedido de ajuda para enfrentarmos custos de manutenção e vermos viabilizado este serviço gracioso e sem fins lucrativos, consagrado aos mais diversos temas da língua portuguesa. Bem hajam!

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 17/01/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos