ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ciberdúvidas atualizado trissemanalmente

 Por razões já aqui expostas, as dificuldades acrescidas na viabilização do Ciberdúvidas obrigam infelizmente à interrupção de uma tradição mantida desde os seus primórdios: a atualização diária dos seus conteúdos principais, nomeadamente o consultório. Nesse sentido, as aberturas e as demais onze rubricas do Ciberdúvidas passam a ser renovadas apenas três vezes por semana – às segundas, quartas e sextas-feiras –, a partir desta data.


 Na presente atualização, o relevo vai para a rubrica Acordo Ortográfico – Controvérsias, na qual se divulga um artigo saído em 18/01/14 no jornal português Público e da autoria do  historiador e comentador político José Pacheco Pereira, que argumenta energicamente contra a aplicação das novas regras da ortografia, considerando o AO «[...] um acto político falhado na área da política externa, cujas consequências serão gravosas principalmente para Portugal e para a sua identidade como casa-mãe da língua portuguesa» (manteve-se a ortografia do original). O consultório propõe-se explorar outros quadrantes da língua, como sejam o calão usado em Portugal, as regras da concordância e as expressões idiomáticas.


Anuncia-se neste ano de 2014 a abertura de concursos no âmbito do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, com interesse para profissionais nos domínios da língua e da cultura portuguesas: um concurso para apoios à investigação, de 1 a 31 de março, e outro, de 1 a 30 de abril, para seleção de propostas de organização de congressos.


Lembramos que continuam abertas as inscrições nos cursos individuais de português para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language) na Ciberescola da Língua Portuguesa e no sítio associado Cibercursos.


 SOS Ciberdúvidas é um apelo à viabilização do Ciberdúvidas, de modo a enfrentar o agravamento dos custos da sua manutenção. Agradecemos antecipadamente a ajuda que os nossos consulentes entendam prestar a este espaço há 17 anos dedicado à divulgação e ao debate de temas da língua portuguesa.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 20/01/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos