ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Concha por coxa e outras confusões

Inesperados são muitas vezes os equívocos decorrentes da semelhança fonética entre palavras: por exemplo, conta-se que, num exame, alguém escreveu "Guerras Túnicas" para se referir às Guerras Púnicas, possivelmente porque mais conhecida é esta peça de vestuário da Antiguidade do que o significado de púnico. Mas que dizer de uma "concha" que, afinal, é uma coxa? Edno Pimentel faz a crónica desta confusão em O Nosso Idioma, captando um episódio do quotidiano de Luanda (texto original publicado em 30/01/14 no semanário angolano Nova Gazeta). Na rubrica Pelourinho, Paulo J. S. Barata regista outra enorme confusão, a de fisionomia com fisiologia, a propósito de compleição física e testes de alcoolemia. No consultório, explora-se a paradoxal história do futuro (gramatical), evoca-se a linguagem única do escritor português Aquilino Ribeiro (1885-1963) e reflete-se sobre a possibilidade de aportuguesar certos topónimos latinos.


O programa de rádio Língua de Todos (repetido no sábado, na RDP África, depois do noticiário das 9h00) é dedicado ao colóquio Criar em português. O que pode uma língua?, realizado em 27 e 28 de janeiro de 2014 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. No Páginas de Português de domingo, 2 de fevereiro (às 17h00 na Antena 2) fala-se do LUPo – Dicionário Fonético da Língua Portuguesa (disponível no Portal da Língua).


 A Ciberescola da Língua Portuguesa e a plataforma associada Cibercursos, além de disponibilizarem recursos diversificados para o ensino do português (língua materna e não materna), promovem cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações no Facebook e na rubrica Ensino.


 Renovamos o apelo SOS Ciberdúvidas, no sentido de  viabilizar o serviço gracioso aqui prestado há 17 anos em prol da língua portuguesa, na sua diversidade. Um sincero obrigado pelos contributos que os nossos consulentes entenderem enviar.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 31/01/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos