ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Palavras equívocas e indiscretas, e um esclarecimento

Continuamos a registar exemplos de como a semelhança ou a identidade entre sons e elementos morfológicos pode motivar deturpações sonora ou visualmente indiscretas. Em O Nosso Idioma, Edno Pimentel regista a ocorrência de uma nova forma incorreta, "anártico", em lugar de anárquico (texto original publicado em 6/02/2014 no semanário angolano Nova Gazeta). E que dizer da confusão na escrita entre descrição e discrição? No Pelourinho, Paulo J. S. Barata deteta mais um caso em páginas jornalísticas. Por seu lado, o consultório desfaz equívocos no uso dos substantivos submissão e adversário, além de abordar o uso de minúsculas em títulos nobiliárquicos, a semântica do adjetivo deserto e dois problemas suscitados por palavras compostas (acento tónico e pluralização de adjetivos compostos referentes a cor). Finalmente, no Correio, apresenta-se um esclarecimento a propósito de um reparo recebido de um consulente que estranha o apelo SOS Ciberdúvidas («Os 200 000 000 de falantes brasileiros não chegam para suportar este meio de propaganda do acordês?).


 O programa Língua de Todos de sexta-feira, 7 de fevereiro (às 13h15* na RDP África; com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), convida José Pedro Ferreira, investigador do ILTEC, para falar sobre o projeto LUPo – Léxico Unisyn do Português, no âmbito do qual foi desenvolvido um dicionário fonético, incluído no Vocabulário Ortográfico do Português (VOP). No Páginas de Português de domingo, 9 de fevereiro (às 17h00* na Antena 2), a linguista Ana Sousa Martins comenta o processo de aplicação do novo acordo ortográfico e, na rubrica Ciberdúvidas Responde, Sandra Duarte Tavares presta esclarecimentos sobre usos do português.

* Hora oficial de Portugal continental.


 A Ciberescola da Língua Portuguesa pede a colaboração de falantes bilingues de bangla e português para acompanhar um professor de português em aulas por videoconferência, dadas a meninos do 1.º ciclo de iniciação. Contactos: ciberescola.cibercursos@gmail.com; 916540446; +351 218 862 042/ext.4132.


  Com o apelo SOS Ciberdúvidas, pedimos ajuda a quem se interessa por esclarecer e debater questões da língua portuguesa, na sua pluralidade, de maneira a viabilizar este serviço gratuito e sem fins lucrativos. Desde já, o nosso obrigado.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 07/02/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos