ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Língua de muitos "mambos" e... movediça

1. Como já foi aqui assinalado, todos os canais da Rádio Nacional de Angola passaram a transmitir, desde o princípio de fevereiro de 2014, a série Mambos da Língua – o tu-cá-tu-lá do português de Angola, realizada com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Trata-se de uma rubrica diária à volta de palavras, frases e expressões dos usos do português, escrito e falado, em Angola. Escutemos três novos apontamentos sobre velhas questões do uso: diz-se «ciclo vicioso», ou «círculo vicioso»? «Tragédia humanitária», ou «tragédia humana»? "Aço", ou "asso"?

2. Em O Nosso Idioma, divulga-se uma reflexão do escritor e professor universitário Fernando Venâncio sobre como recriar a fala autêntica na escrita ficcional (crónica publicada na coluna Língua movediça, da revista Ler, de janeiro de 2014). No consultório, interpretam-se substantivos (governança e calandros) mais um provérbio, descreve-se o comportamento sintático de pronomes átonos e verbos, bem como se faz uma recomendação acerca da escrita de montantes em euros.

 3. No programa Língua de Todos de sexta-feira, 14 de fevereiro (às 13h15* na RDP África; com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), Ana Sousa Martins comenta o processo de aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em Portugal. O Páginas de Português de domingo, 16 de fevereiro (às 17h00* na Antena 2), apresenta uma entrevista com o professor Ivo Castro, docente e investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, para uma viagem pela história da língua portuguesa; espaço ainda para a rubrica Palavrar, de Ana Sousa Martins. Ambos os programas incluem a rubrica Ciberdúvidas Responde, conduzida por Sandra Duarte Tavares.

4. A Ciberescola da Língua Portuguesa procura falantes bilingues de bangla e português para acompanhamento de um professor de português em aulas por videoconferência, destinadas a alunos do 1.º ciclo de iniciação. Contactos: ciberescola.cibercursos@gmail.com; 916 540 446; +351 218 862 042/ext. 4132.

5. Apelamos aos nossos consulentes no sentido de nos ajudarem a viabilizar o Ciberdúvidas como espaço ao serviço da língua portuguesa, nas suas variadas vertentes. Os nossos agradecimentos pelos contributos que puderem e entenderem fazer-nos chegar.

 

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/02/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos