ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Os mares que a língua atravessa

Se o mar tem indiscutível significado para a compreensão da história de Portugal, quer isso dizer que a língua portuguesa encontrou aí tema para uma expressividade inigualável?  Ana Sousa Martins dá vários exemplos vocabulares alusivos à vida marítima, na rubrica O Nosso Idioma, observando, porém, que os exageros retóricos sobre a natureza da língua podem ser mau pretexto para não a promover adequadamente. No consultório, as dúvidas a esclarecer distribuem-se pela homofonia, pela fonética, pela semântica lexical, pelas classes de palavras e pelos tipos de frase.

 


Em 2014, passam oitocentos anos sobre a produção de um dos mais antigos textos em português, o testamento de D. Afonso II. Para falar das comemorações que, durante um ano, vão marcar esta efeméride, o programa Língua de Todos de sexta-feira, 21 de fevereiro (às 13h15* na RDP África; com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), entrevista Maria José Maya, presidente da Associação "8 Séculos de Língua Portuguesa". No Páginas de Português de domingo, 23 de fevereiro (às 17h00* na Antena 2), o professor Ivo Castro, docente e investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, continua a propor uma viagem pela história do português; o programa inclui ainda as rubricas Palavrar, de Ana Sousa Martins, e Ciberdúvidas Responde, conduzida por Sandra Duarte Tavares.

* Hora oficial de Portugal continental.


  Que significa kota, sekulo e maka? Oiça-se a resposta na série Mambos da Língua – o tu-cá-tu-lá do português de Angola, realizada pela Rádio Nacional de Angola, com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa (outros apontamentos: a diferença entre hajaaja e o uso do verbo evacuar).


A Ciberescola da Língua Portuguesa pede a colaboração de falantes bilingues de bangla e português para acompanhar um professor de português em aulas por videoconferência, destinadas a alunos do 1.º  ciclo de iniciação. Contacto: ciberescola.cibercursos@gmail.com; 916 540 446; +351 218 862 042/ext. 4132.


A quem se interessa pela língua portuguesa em todas as suas variedades, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa pede ajuda para enfrentar os custos de manutenção do serviço aqui prestado há 17 anos sem fins lucrativos. Agradecimentos antecipados pelos contributos que forem enviados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/02/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos