ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Há ditongos em português?

 Todas as gramáticas escolares incluem os ditongos na descrição do sistema fonológico do português. O mesmo fazem gramáticas de referência e outras obras especializadas. Mas o que é um ditongo, afinal? Esta é uma das questões abordadas no consultório, onde também se discutem a origem do sobrenome ou apelido Chuvas e a etimologia do topónimo Pombal – e, já agora, diz-se «em Pombal», ou «no Pombal»?


 As palavras homófonas, ou seja, palavras que têm pronúncia igual mas cuja grafia difere geralmente por causa de uma letra, são sempre um problema na hora de escrever. Basta lembrar as tradicionais hesitações entre viagem (substantivo) e viajem (forma do verbo viajar), ou entre conselho (de aconselhar) e concelho (divisão administrativa). A série Mambos da Língua – o tu-cá-tu-lá do português de Angola, produzida pela Rádio Nacional de Angola, com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portugesa, dedica dois apontamentos a este tema: quando cozinho legumes, «coso-os», ou «cozo-os» (14.º episódio)? E, em referência a reparar uma máquina, escreve-se concertar, ou consertar (15.º episódio)?


A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos disponibilizam materiais diversificados para o ensino e a aprendizagem do português (língua materna e não materna), além de organizarem cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.


 Com SOS Ciberdúvidas, apela-se à generosidade de quem deseja a viabilização deste serviço gracioso e sem fins lucrativos, que há 17 anos divulga, esclarece e debate questões em torno da diversidade da língua portuguesa. Desde já, o nosso obrigado pelos contributos que forem enviados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 10/03/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos