ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Não é "diminuitivo", é diminutivo!

Que nome se dá ao grau dos substantivos que expressa uma ideia de diminuição ou redução (por exemplo, carrinho)? Em O Nosso Idioma, Edno Pimentel conta um episódio da vida escolar, a propósito do termo diminutivo, frequentemente deturpado como "diminuitivo" (texto original publicado em 13/03/2014).

Na rubrica Acordo Ortográfico, foi atualizada a página que reúne ligações a artigos e notícias saídos na sequência da aprovação, em Portugal, pela Assembleia da República, da Resolução 890/XII/3.ª em 28/02/2014, a qual recomenda ao Governo a «criação urgente de um Grupo de Trabalho sobre a Aplicação do Acordo Ortográfico» no país: a nova referência é de um texto de D´Silvas Filho, com o título O descontentamento com o Acordo Ortográfico.

Quanto ao consultório, esclarecem-se e discutem-se questões relativas:

– às locuções «em aberto», «por vez», «em memória de» e «de baixo»;

– ao particípio passado (e, por vezes, adjetivo) satisfeito;

– ao substantivo gene;

– a datas comemorativas.


 O programa Língua de Todos de sexta-feira, 14 de março (às 13h15* na RDP África; com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), na sequência da resolução aprovada pela Assembleia da República em 28/2/2014, convida o deputado português José Ribeiro e Castro para falar sobre quem deve integrar o grupo de trabalho que vai estudar a aplicação do Acordo Ortográfico em Portugal.

O Páginas de Português de domingo, 16 de março (às 17h00* na Antena 2), a propósito de uma recomendação do Plano de Ação de Lisboa, no sentido de os Estados-membros da CPLP valorizarem «o uso da língua portuguesa na comunicação e produção científicas, assim como nos documentos de trabalho, de candidatura e gestão de projetos científicos», entrevista Miguel Seabra, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e a investigadora em ciências da educação Guilhermina Lobato Miranda; também falará a linguista Margarita Correia, acerca da fixação das terminologias científicas e técnicas para o vocabulário ortográfico comum. Este programa inclui ainda a rubrica Ciberdúvidas Responde, de Sandra Duarte Tavares.

* Hora oficial de Portugal continental.


 

A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos continuam a aceitar a inscrição de falantes estrangeiros em cursos individuais (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.


 Ajude-nos a enfrentar os custos de manutenção deste serviço sem fins lucrativos, que divulga, esclarece e debate questões da nossa língua comum em toda a sua diversidade. Obrigados, desde já, pelo seu contributo.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 14/03/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos