ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Uma língua atlântica

Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, o português de Portugal apresenta traços inconfundíveis que permitem distinguir um grupo de dialetos insulares em contraste com os falares do continente (cf. Gramática do Português, da Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, p. 105). Para uma primeira abordagem a este tema, saliente-se um apontamento do professor e escritor Victor Rui Dores, que mostra como nas nove ilhas açorianas a história e o Atlântico contribuíram para a criação de um património linguístico muito variado.

 

 


 Uma recomendação do Plano de Ação de Lisboa, no sentido de os Estados-membros da CPLP valorizarem «o uso da língua portuguesa na comunicação e produção científicas», leva o programa Língua de Todos de sexta-feira, 21 de março (às 13h15* na RDP África; com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), a entrevistar Miguel Seabra, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e a investigadora em ciências da educação Guilhermina Lobato Miranda. O Páginas de Português de domingo, 23 de março (às 17h00* na Antena 2), convida Ana Sousa Martins, coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa, e alguns dos seus alunos para falarem do ensino do português a estrangeiros; nesta emissão, participam ainda Carmen Amado Mendes, professora na Universidade de Coimbra, sobre o interesse da China pela língua portuguesa, e Edite Prada, docente da Universidade Sénior de Almada, para explicar o que são versos alexandrinos. Ambos os programas incluem ainda a rubrica Ciberdúvidas Responde, de Sandra Duarte Tavares.

* Hora oficial de Portugal continental.


 Paulo J. S. Barata traz ao Pelourinho um erro ortográfico que teima em permanecer, o de escrever "têem" em vez de têm. No consultório, recorda-se o imperativo faze, discutem-se nomes pátrios e apelidos (ou sobrenomes), bem como se comentam várias palavras quanto à sua formação e ao seu significado.


 Para o ensino e para a aprendizagem do português (língua materna e não materna), a Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos oferecem materiais diversificados, além de promoverem a organização de cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.


 Apoie o Ciberdúvidas a enfrentar os custos de manutenção de um espaço como este, de consulta livre, sem fins lucrativos e aberto ao debate de toda a diversidade de temas da língua portuguesa. Agradecimentos antecipados pelos contributos que nos forem destinados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/03/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos