ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

«Escrever bem é pensar bem»

 Ainda a propósito dos conflitos entre norma e uso, a rubrica Ensino propõe mais outro debate, conduzido pelo jornalista Alberto Dines no programa televisivo do Observatório de Imprensa brasileiro, em 24/05/2011, com a participação dos especialistas Deonísio Silva, Sérgio Nogueira e Marcos Bagno. Partindo da frase em epígrafe, da autoria do jornalista brasileiro Otto Lara Resende (1922-1992), a acesa discussão apresentada em vídeo entende-se no contexto da grande polémica gerada no Brasil em torno de um livro didático que descrevia usos do chamado "falar errado"; o tema, porém, excede o gigantismo brasileiro, acabando por dizer respeito a toda a comunidade de países de língua portuguesa. Deverá a norma permanecer alheada de variantes e inovações surgidas em registos mais populares ou mais utilitários? Mas, dando espaço a tais formas de expressão, eventualmente menos elaboradas, não será que a língua se arrisca a comprometer o rigor e a clareza de pensamento?

 

Quanto ao consultório, esclarecem-se dúvidas sobre a definição dos termos universais linguísticos e vocábulo; a formação de bicharada; os verbos da família de palavras de roda; a classe de palavras de aproximadamente; a função sintática de graciosamente numa frase.


 Para quem aprende português como língua não materna (Portuguese as a Foreign Language), a Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos disponibilizam materiais de apoio e promovem cursos individuais. Informações no Facebook e na rubrica Ensino.

 


A manutenção deste espaço dedicado a temas da língua portuguesa na sua diversidade requer a sua preciosa ajuda. Agradecimentos antecipados pelo contributo que entenda fazer-nos chegar.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 26/03/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos