ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

"Dezóito" ou "dezôito"?

Em Portugal, a pronúncia de dezoito pode ser indicativa da proveniência de um falante. Com efeito, tem-se a noção de que dezoito com o o fechado ("dezôito") é a forma típica dos falares da metade norte do país; além disso, tal maneira de pronunciar é própria do português do Brasil. Que diz a tradição normativa portuguesa sobre o assunto? Este é um dos tópicos abordados na nova atualização do consultório, que inclui ainda questões sobre a concordância dos infinitivos selecionados pelo verbo convidar e a origem de dois apelidos (sobrenomes) aristocráticos – Lafetá e Patalim.


 Transmitido em todos os canais da Rádio Nacional de Angola, com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, o programa Mambos da Língua – o tu-cá-tu-lá do português de Angola é um espaço didático de curtos apontamentos diários à volta de palavras, frases e expressões dos usos do português, escrito e falado, em Angola. Temas dos novos episódios: 20.º: «À séria», ou «a sério»?; 21.º: «Houve muitos acidentes», ou «"houveram" muitos acidentes»?


 São notícia:

– a conferência "Promoção e Difusão da Língua Portuguesa", que a Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) organiza no dia 11 de abril, a partir das 9h30, no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA), com a finalidade de discutir o papel e a relevância da língua portuguesa no mundo científico, no universo empresarial e na própria UA.

– a publicação da obra A Bicha e a Fila, da autoria do escritor angolano Manuel Rui e do médico brasileiro Marco Guimarães, que procuram estabelecer a relação entre as palavras fila, bicha e bicheiro, sublinhando os diferentes sentidos que as mesmas assumem em Angola, Brasil e Portugal.


A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos aceitam inscrições nos cursos individuais de Português para Estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Informações no Facebook e na rubrica Ensino.


 Com SOS Ciberdúvidas, pretende-se fazer frente aos custos de manutenção deste serviço gracioso e sem fins lucrativos, destinado a quantos se interessam pela unidade e diversidade da língua portuguesa. Desde já, o nosso obrigado pelos contributos que forem enviados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 07/04/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos