ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Novo dicionário de português lançado na Galiza

«Enquanto Portugal não desperta para a Galiza, são os galegos que fazem o trabalho de casa» – assim se refere uma reportagem intitulada "Falarás a nossa língua" e transmitida pela Antena 1, em 7/04/2014, ao esforço feito pela Galiza para revitalizar velhos laços culturais e linguísticos com o mundo de língua portuguesa. Nesse trabalho, anuncia-se o lançamento no verão de 2014 de um novo dicionário em linha por parte da Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP)*. Escutemos, entretanto, o que dizem vários galegos acerca do interesse que tem para eles o estudo do português – aqui.

*Assinale-se que, na Galiza, em 9/04/2014, entrou em vigor a lei decorrente da aprovação da Iniciativa Legislativa Paz-Andrade, com a qual se pretende uma maior aproximação aos países da lusofonia e a introdução do português como matéria de estudo em todo o sistema educativo galego.


 No consultório, fala-se da etimologia de mais um apelido (ou sobrenome), discute-se a boa formação de propositalmente, halógeno e emanante, refere-se a grafia dos nomes das notas musicais e define-se o conceito de «verbo anómalo».


 O programa Língua de Todos de sexta-feira, 11 de abril (às 13h15* na RDP África, com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), convida Gilvan Müller de Oliveira, diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), para falar do papel que cabe a esta instituição na difusão da língua portuguesa no mundo. A propósito da comemoração dos oitocentos anos da língua portuguesa, o Páginas de Português de domingo, 13 de abril (na Antena 2, às 17h00*), é dedicado a três grandes vultos da nossa história literária: Fernão Lopes, Gil Vicente e Luís de Camões; participam nesta emissão os atores Irene Cruz e Luís Miguel Cintra, bem como os especialistas José Camões e Hélder Macedo.


 A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos têm novos materiais de apoio ao ensino e aprendizagem do Português para Estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Informações no Facebook e na rubrica Ensino.


 O serviço aqui prestado, gracioso e sem fins lucrativos, precisa do seu auxílio para continuar a esclarecer, divulgar e debater questões em torno da língua portuguesa e da sua diversidade. Desde já, obrigados pela generosidade dos consulentes que atenderem a este apelo.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 09/04/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos