ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A bicha, a fila e outras confusões linguísticas

 «Agir com "descrição" e reserva»?! Na rubrica Pelourinho, Wilton Fonseca, observando que a forma  correta é «discrição e reserva», faz crónica de como o conhecimento da língua inclui a capacidade de evitar as armadilhas das palavras parónimas (isto é, vocábulos com grafia e pronúncia muito semelhantes). Ainda com Wilton Fonseca, ficamos a saber, em O Nosso Idioma, o que significa exatamente espólio, que nada tem que ver com expor. Na Antologia, divulga-se um excerto do livro A Bicha e a Fila, de Manuel Rui e Marco Guimarães, no qual a sinonímia ou o contraste das palavras do título são, afinal, espelho das sociedades angolana, brasileira e portuguesa. Finalmente, regressam nesta data as atualizações do consultório com dúvidas sobre aportuguesamentos, compostos, famílias de palavras e locuções.


 Em Portugal, o Sport Lisboa e Benfica está de parabéns, por ter assegurado o 33.º título de campeão nacional de futebol, mas é pena que a comunicação social se esqueça de que os numerais ordinais se escrevem sempre com um ponto antes da letra em expoente (1.º ou 1.ª, e não "1º" nem "1ª").


 No programa Mambos da Língua – o tu-cá-tu-lá do português de Angola, transmitido em todos os canais da Rádio Nacional de Angola, com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, os novos apontamentos são dedicados à pronúncia de depois (24.º episódio) e aos usos do substantivo moral (25.º episódio).


Na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos, continua-se a aceitar inscrições nos cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Informações no Facebook e na rubrica Ensino.


Dirigimos o apelo SOS Ciberdúvidas a quantos procuram este espaço para conhecer, esclarecer e debater temas variados da língua portuguesa. Agradecimentos aos nossos consulentes pelos contributos que entendam dar para viabilização do serviço aqui prestado.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 21/04/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos