ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Vasco Graça Moura (1942-2014)

Faleceu em Lisboa, em 27 de abril de 2014, o escritor Vasco Graça Moura, figura marcante da vida cultural e política de Portugal. O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, que teve dele  sempre todo o apoio, recorda-o em todas as suas múltiplas facetas e talentos, como poeta, tradutor, letrista,  político, polemista, denodado adversário do Acordo Ortográfico, mas, acima de tudo, como um brilhante cultor da língua.

Para apreender a dimensão do legado intelectual de Vasco Graça Moura, acompanhe-se aqui a emissão que o programa de rádio Vidas Que Contam, realizado por Ana Aranha e transmitido pela Antena 1, dedicou ao escritor em 21 de junho de 2013. Leia-se ainda a entrevista por ele concedida à revista Visão em 20 de março de 2014. Por último, veja-se o vídeo que o Jornal de Letras (JL) inclui em edição eletrónica.


Na presente atualização, José Mário Costa expõe no Pelourinho o abuso de títulos ingleses nos programas de culinária nos canais de televisão portugueses. O consultório retoma uma questão importante para quem aprende português como língua estrangeira: como se faz a correlação dos tempos verbais entre as orações subordinantes e as subordinadas? Outras dúvidas: como terá surgido o emprego de dançar na aceção de «fracassar», especialmente frequente no português no Brasil? E será que a expressão «transpor uma porta» tem um significado absurdo?


 O programa Mambos da Língua – o tu-cá-tu-lá do português de Angola, transmitido em todos os canais da Rádio Nacional de Angola, com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, apresenta novos apontamentos: quem agradece diz obrigado ou obrigada (26.º episódio)? E como se pronuncia nós (27.º episódio)?


A Ciberescola da Língua Portuguesa, com a plataforma associada Cibercursos, participa na conferência internacional Português Língua não Materna no Sistema Educativo: Avaliação de Impacto e Medidas Prospetivas, organizada pela Direção-Geral da Educação (DGE) no dia 6 de maio de 2014, no Centro Cultural de Belém. Aceda ao programa provisório do encontro e ao formulário eletrónico para inscrição.


SOS Ciberdúvidas é um apelo feito a quantos procuram este espaço para conhecer, esclarecer e debater temas da língua portuguesa em toda a sua diversidade. Bem hajam os nossos consulentes pela ajuda que entendam dar à viabilização do serviço que lhes prestamos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/04/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos