ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A Gramática para o Português do 1.º ciclo em Portugal
de acordo já com as Metas Curriculares do Ensino Básico

Em Portugal, uma nova gramática de Português, elaborada de acordo com as Metas Curriculares do Português no 1.º ciclo do Ensino Básico, acaba de ser publicada pela Porto Editora. Trata-se de A Gramática – Português – 1.º Ciclo, uma obra da autoria das professoras Maria Regina Rocha e Maria Helena Marques, que tem também associada a realização de ações de formação sobre o ensino do Português (mais informação aqui).


Assinalem-se ainda outras duas iniciativas no âmbito do ensino e da projeção da língua em Portugal:

– no dia 12 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, o lançamento da obra Ensino do Português como Língua não Materna: Estratégias, Materiais e Formação, coordenada por Maria Helena Mira Mateus e Luísa Solla;

– uma emissão filatélica dos CTT – Correios de Portugal, comemorativa dos 800 anos da língua portuguesa, cuja celebração está a ser promovida e dinamizada pela Associação 8 Séculos de Língua Portuguesa.


Como será a língua portuguesa vista ou "falada de fora", isto é, como vive um estrangeiro o desejo ou a necessidade de a falar? Que dificuldades encontra? Como reagem os falantes nativos? As experiências são, naturalmente, numerosas e variadíssimas, mas a rubrica O Nosso Idioma propõe uma reflexão sobre o tema começando por divulgar o breve depoimento de um aluno da Ciberescola da Língua Portuguesa, que, ao pretender falar português em Portugal, se viu várias vezes forçado a falar... inglês. No Pelourinho, a dificuldade é doutra ordem: Paulo J. S. Barata tropeça num erro que a vertigem da imprensa em linha deixou escapar numa citação. No consultório, ficamos a saber que, na cultura judaica de tradição asquenaze, se diz que é kosher aquilo que é permitido (sobretudo na alimentação), e que Valência é a forma do nome que duas cidades espanholas têm em português; outros tópicos são tratados: a regência de auscultação, os neologismos intradestino e multiatração, o significado de reclamado e um caso de rima cruzada.


 Ajude o Ciberdúvidas a enfrentar os custos de manutenção do serviço que, graciosamente e sem fins lucrativos, aqui presta há 17 anos em prol do conhecimento e da promoção da língua portuguesa na sua diversidade. O nosso obrigado aos consulentes que atenderem a este apelo.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 07/05/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos