ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Usos que a História da Língua explica

Interroga-se um consulente: que sentido tem chamar pintarroxo a um pássaro que, afinal, é vermelho? A razão é histórica, como se observa numa nova resposta do consultório. Outra questão: se século significa «cem anos», porque não se há de escrever com c inicial como cem? A explicação lembra que a ortografia do português também tem critérios etimológicos. Quanto às expressões idiomáticas «uma pedrada no charco» e «de uma vez por todas», é possível saber a sua origem? Finalmente, regressando à velha questão dos nomes de lugar com ou sem artigo definido, a presente atualização aborda ainda os topónimos Pedrógão e Jaçanã – este último famoso por causa da popular canção O trem das Onze (1964), de Adoniran Barbosa (1910-1982), recordada no vídeo que se segue:

 


 Qual é a diferença entre folhear e desfolhar? E como não confundir creche com cresce? Respostas e comentários nos novos episódios (34.º e 35.º) de Mambos da Língua, programa da Rádio Nacional de Angola, realizado com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e que diariamente dedica apontamentos didáticos às palavras, frases e expressões do português escrito e falado em Angola.


 Para quem estuda ou ensina Português (língua materna e não materna), a Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos oferecem livre acesso a materiais de apoio. Mais informações, designadamente sobre cursos individuais de Português como Língua Estrangeira (Portuguese as a Foreign Language), na rubrica Ensino.


  O apelo SOS Ciberdúvidas é dirigido a quantos, nos quatro cantos do mundo, consultam e acompanham o serviço aqui prestado, gracioso e sem fins lucrativos, para saber mais e refletir sobre os mais variados temas da língua portuguesa. O nosso obrigado a quem quiser apoiar, com o seu contributo, a viabilização deste espaço.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 26/05/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos