ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A língua portuguesa entre a norma e a diversidade

Durante os meses de abril e maio de 2014, no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Portugal, o Centro de Linguística da Universidade Nova (CLUNL) organizou em escolas do ensino básico e secundário um conjunto de ações de formação sob o título genérico O plural da norma. O intuito destas sessões foi sensibilizar professores de português e de outras disciplinas para a legitimidade das diferentes variedades do português. O programa de rádio Páginas de Português fez a cobertura da iniciativa, e entrevistou três membros do CLUNL, a saber: Maria António Coutinho, para falar sobre esta experiência com as escolas;  Maria Lobo, acerca do convívio das variedades linguísticas no espaço escolar; e Teresa Brocardo, para acentuar como a noção de norma permanece fundamental, apesar da diversidade pluricontinental do português. Os depoimentos destas especialistas podem ser ouvidos no referido programa, na emissão de domingo, 1 de junho (às 17h00*, na Antena 2). 

Assinale-se, entretanto, no programa Língua de Todos de sexta-feira, 31 de maio (às 13h15* na RDP África, com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), uma conversa com o professor José Paulo Esperança, a respeito do potencial da língua portuguesa e das estratégias adotadas para a sua expansão.

* Hora de Portugal continental.


 Que significará pancitopenia? Por que razão se escreve subir, e não "sobir"? Como se  contam as sílabas de um verso que acaba numa palavra esdrúxula, ou seja, proparoxítona? Os apelidos (ou sobrenomes) têm plural? Não será incorreto dizer «vou ao cinema mais ele»? Tais são as dúvidas apresentadas em mais uma atualização do consultório


 A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos continuam a organizar cursos individuais para alunos estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language) e mantêm livre o acesso a recursos para apoio do ensino/aprendizagem do português (língua materna e não materna). Mais informações na rubrica Ensino.


  Reiteramos o apelo à generosidade de quem nos acompanha: ajude-nos a enfrentar os custos de manutenção do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, espaço onde, graciosamente e sem fins lucrativos, se esclarecem, divulgam e debatem questões da nossa língua comum em toda a sua diversidade. Desde já, obrigado pelo apoio que entender prestar.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/05/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos