ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ensino cabo-verdiano adota Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Cabo Verde aplica a partir de 2014 o novo acordo ortográfico (AO) no 1.º e 2.º anos de escolaridade. A notícia foi dada na videoconferência que reuniu, em 28/05/2014, o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, com a finalidade de apresentar os projetos Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) e o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE) aos professores da Universidade de Cabo Verde, do Instituto Universitário da Educação e da Universidade Piaget, bem como à Secretaria da Educação do Governo de Cabo Verde e outro público interessado. No encontro, foi também anunciada a intenção de Cabo Verde integrar o seu Vocabulário Ortográfico Nacional na primeira versão da plataforma do Vocabulário Ortográfico Comum a lançar em julho de 2014, por ocasião da cimeira dos chefes de Estado da CPLP que se realiza em Díli.

Sobre o andamento do processo de aplicação do AO no conjunto dos países de língua portuguesa, consultem-se as notícias e os artigos reunidos na rubrica Acordo Ortográfico, bem como as várias aberturas que aqui têm sido dedicadas a este tema. Uma chamada de atenção, ainda, para um trabalho publicado em 15/05/2014 no Jornal de Letras, no qual se entrevista o diretor executivo do IILP, Gilvan Müller de Oliveira.


 Em Portugal, os cartazes publicitários de uma marca de gelados disseminaram um erro ortográfico grosseiro – e o Pelourinho assinala o caso com um texto de Paulo J. S. Barata. O consultório esclarece dúvidas sobre a boa formação de feminilizar e selagem, o conceito de interrogação retórica, a sintaxe do verbo circular, a sinonímia de escamar com descamar e o uso de três topónimos portugueses.


 A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos apoiam o ensino e a aprendizagem do Português Língua Estrangeira (Portuguese as a Foreign Language). Para saber mais sobre a atividade destas duas plataformas, consulte-se a rubrica Ensino.


 Indispensável à continuação do Ciberdúvidas é o envio de contributos que permitam viabilizar o serviço aqui prestado graciosamente, sem fins lucrativos, em prol de um uso mais consciente e informado da língua portuguesa em toda a sua diversidade. Agradecemos, desde já, aos consulentes que atendam ao apelo SOS Ciberdúvidas.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 04/06/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos