ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Um olhar britânico sobre a língua de Camões

 Há cinquenta anos, um jovem britânico, estudante de latim e grego, era surpreendido na sua primeira visita a Portugal não pelo clima mas pelo... infinitivo pessoal. Tal é a situação descrita por Thomas F. Earle, professor jubilado da Universidade de Oxford e conhecido especialista da literatura portuguesa do Renascimento, evocando os primórdios da sua experiência como falante de português, num artigo que passa a estar disponível na rubrica Ensino. Neste trabalho, da autoria da jornalista e investigadora Raquel Ribeiro, passa-se em revista o percurso do professor Earle, que, ainda a propósito do idiossincrático infinitivo pessoal, acrescenta com ironia: «Eu estava maravilhado com os portugueses: eles ousaram inventar um tempo verbal que não estava no latim. “Infinitivo pessoal” era “uma espécie de rebelião da língua"; foi essa pequena rebeldia que me levou a estudar português.»

No consultório, ficam em linha quatro novas respostas sobre sintaxe, léxico, terminologia e ortografia.


 

Já que falamos de um especialista da literatura renascentista, evoquemos também aqui um dos maiores poetas da língua portuguesa para assinalar as celebrações de 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

 


 O programa Mambos da Língua, realizado pela Rádio Nacional de Angola, com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, aborda novos tópicos nos seus apontamentos mais recentes: a diferença entre epidemia, pandemia e endemia (38.º episódio); a origem de funge, jindungo e jinguba (39.º episódio).


 Para estudantes de Português como Língua Estrangeira (Portuguese as a Foreign Language), a Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos mantêm abertas as inscrições em aulas individuais. Mais informação na rubrica Ensino.


 O Ciberdúvidas precisa do apoio de quantos o consultam para garantir a viabilidade deste espaço de esclarecimento, informação e debate à volta da língua portuguesa e da sua diversidade. Agradecimentos antecipados aos consulentes que quiserem ajudar-nos, enviando contributos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 09/06/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos