ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Celebrados em Lisboa 800 anos de língua portuguesa

Comemora-se nesta data a passagem de oito séculos sobre o primeiro documento régio em português – o testamento de D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214. A efeméride é assinalada em Portugal por várias iniciativas, entre as quais se salientam neste dia:

– o programa de atividades do movimento Manifesto 2014, a decorrer no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa;

– também na capital portuguesa, o lançamento de uma medalha comemorativa deste aniversário pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e pela associação 8 Séculos de Língua Portuguesa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e a Biblioteca Nacional de Portugal (ver notícia).

Igualmente sobre este tema, leiam-se na rubrica Lusofonias os artigos "Língua portuguesa, recurso fabuloso", do deputado português José Ribeiro e Castro, e "A velhíssima mãe e os seus diferentes filhos", do jornalista Nuno Pacheco, ambos disponíveis no jornal Público deste mesmo dia.

O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, associando-se à comemoração, dedica à riqueza e diversidade do idioma uma página da rubrica O Nosso Idioma com oito palavras de uso específico em cada um dos oito países da CPLP, nesta celebração de uma das grandes referências documentais dos primórdios da nossa história linguística.


Voltando a Lusofonias, um artigo do professor universitário Carlos Reis comenta a instituição, por parte do parlamento português, do Dia Internacional da Língua Portuguesa em 5 de maio. No Pelourinho, Wilton Fonseca condena a indesculpável redundância «mais favorito», enquanto José Mário Costa lamenta que certos portugueses não afirmem melhor a sua identidade linguística. Em O Nosso Idioma, Edno Pimentel apresenta uma estranha amálgama, "conscidência". No consultório, fala-se, entre outros tópicos, do  substantivo jeremiada, do neologismo vapear, de um marcador discursivo, da classe de palavras de quando e da sintaxe de expressões adverbiais de lugar.

Entretanto, como é costume, em julho e agosto, o consultório faz uma pausa estival, para regressar em setembro, razão por que o formulário para consultas passa a estar bloqueado. Mas, para qualquer assunto que não se refira a dúvidas línguísticas, ficam disponíveis os nossos contactos aqui. E não deixaremos de ir atualizando estas páginas sempre que a língua portuguesa for notícia e tema de debate.


O programa de rádio Língua de Todos de sexta-feira, 27 de junho (às 13h15* na RDP África, com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), aborda o tema das relações linguísticas Portugal-Brasil em conversa com a professora Isabel Rodrigues Figueira, da Universidade de Lisboa. O Páginas de Português de domingo, 29 de junho (às 17h00*, na Antena 2), entrevista a professora Edviges Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português, e o professor Paulo Guinote, sobre os exames da disciplina de Português realizados em 2014 em Portugal; na mesma emissão, a rubrica Ciberdúvidas Responde, conduzida por Sandra Duarte Tavares.


texto descritivo da imagemA Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos organizam aulas individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language) e dão acesso livre a materiais de ensino e aprendizagem. Mais informações na rubrica Ensino.


Renovamos o pedido de apoio a este serviço gracioso e sem fins lucrativos, de modo a tornar viável o trabalho aqui desenvolvido em prol da língua portuguesa e da sua diversidade. Agradecimentos antecipados por todos os contributos que os nossos consulentes entenderem enviar-nos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 27/06/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos