ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A língua sem gravata

O gosto pela inclusão dos títulos académicos nas formas de tratamento («Senhor Doutor», «Senhor Engenheiro») continua bem vivo em Portugal. Mas a Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo (Bragança), libertando-se de formalidades engravatadas, decidiu em 27/06/2014 que, «na óptica da democracia republicana e da revolução francesa, de onde saíram os princípios da liberdade, fraternidade e igualdade» (Notícias do sítio do Município de Torre de Moncorvo), passam todos os deputados a ter tratamento igual, ou seja (supõe-se), «Senhor».

É a propósito deste caso que O Nosso Idioma disponibiliza uma crónica de Ferreira Fernandes, na qual também é evocado o jornalista Afonso Praça (1939-2001), ilustre moncorvense que não precisou de tais títulos. Na mesma rubrica, um texto do jornalista brasileiro Francicarlos Diniz explora os muitos usos e significados do substantivo coisa. No Correio, a manifestação de apreço de um consulente leva-nos a agradecer-lhe a ele e a tantos outros esse reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Ciberdúvidas ao longo, já, de 17 anos.

Entretanto, relembramos que o consultório faz uma pausa até setembro, motivo pelo qual o formulário para envio de dúvidas não está disponível (para outros assuntos, agradecemos que nos contactem via estes endereços). Não deixamos, porém, como acontece neste dia, de ir pondo em linha artigos respeitantes à atualidade da língua portuguesa ou respostas que aguardam divulgação. Como sempre, mantém-se acessível todo o nosso extenso arquivo de respostas e os mais diversificados textos sobre a língua portuguesa (consultar pelo motor de busca).


 A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos organizam cursos individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language) e dão livre acesso a recursos para o apoio do ensino e da aprendizagem do português (língua materna e língua não materna). Mais informação na rubrica Ensino.


Um serviço como este, gracioso, sem fins lucrativos e destinado a esclarecer, divulgar e debater temas da língua portuguesa em toda a sua diversidade, não dispensa a ajuda dos seus consulentes para se manter em atividade. Agradecemos, por isso, todos os contributos que nos forem enviados.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 07/07/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos