ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Palavras em festa e... (outras) com reprovação sumária

Realizado de dois em dois anos, o certame Palavras Andarilhas junta, na cidade de Beja, cerca de 60 contadores de histórias, mediadores de leitura e escritores, portugueses e de outras nacionalidades. Até domingo, 31/08, a capital do Baixo Alentejo promove a 13.ª edição desta «Festa da Palavra – lida, escutada, contada», assim apresentada pelos seus organizadores:

«Um grande momento de aprendizagem coletiva, em torno da promoção da leitura, da narração oral e da literatura, para todos os que potenciam a relação com a palavra e fazem dela um instrumento de reflexão sobre o mundo: bibliotecários, técnicos de biblioteca, narradores, animadores socioculturais, ilustradores; agentes educativos e pais, leitores e não leitores. [E] os Andarilhos – nome dado a todos os participantes – são convidados a participar em conferências, oficinas, exposições, sessões de narração oral, tertúlias, atividades coletivas de mediação da leitura.»

Mais informações em "Palavras vão 'andarilhar' cinco dias pelo jardim"aqui.


Com o Ciberdúvidas de regresso às suas atualizações diárias só na segunda-feira, 1 de setembro, registem-se entretanto mais estas chamadas de atenção, para:

• Fixo ou fixado? «As crianças colorem os desenhos», «As crianças coloriram os desenhos» ou «As crianças coloriam»? As respostas de Sandra Duarte Tavares, no programa Língua de Todos*, dias 29 e 30/08, na RDP África.

• Uma conversa com a linguista e eurodeputada portuguesa Edite Estrela sobre o português nas instituições europeias, no programa Páginas de Português*, na Antena 2, no dia 31/08.

• Redigir desleixadamente e com erros primários diz-se, na gíria jornalística, «escrever com os pés». No Pelourinho aponta-se um recente (mau) exemplo. E, na rubrica Antologia, encontra-se disponível uma saborosíssima crónica de João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), sobre uma prova de português que deu... reprovação sumária.

 

* Língua de Todos (sexta-feira, 29/08, às 13h15, na RDP África; com repetição ao sábado, depois do noticiário das 9h00); Páginas de Português (domingo, 31/08, às 17h00, na Antena 2). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis também via Internet, nos respetivos endereços na página oficial da Rádio e Televisão de Portugal.


 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 26/08/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos