ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Remédios para a língua

 Uma atualização preocupada em encontrar maneiras de ultrapassar erros que se leem e ouvem na comunicação social portuguesa. No Pelourinho, o jornalista Wilton Fonseca dá a solução para acabar (espera-se que de vez) com a confusão entre «ir ao encontro» e «ir de encontro»; e Paulo J. S. Barata corrige uma corruptela de tema cervejeiro e um erro ortográfico de proporções bíblicas. Já em O Nosso Idioma, Edno Pimentel ajuda a distinguir parentes de parênteses –  noutro bom remédio do uso linguístico.

No consultório, não nos deixamos impressionar pelo substantivo alarde e pomos em perspetiva histórica as grafias Egipto e Egito, além de analisarmos casos de derivação, empréstimo, sintaxe e estilística.


No programa Língua de Todos de sexta-feira, 5 de setembro (na RDP África, às 13h15*; com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), a rubrica Ciberdúvidas Responde foca questões da língua portuguesa falada em Angola, Moçambique e outros países africanos: o que é correto: «convidei-o», ou «convidei-lhe»? É "cabelaria", ou cabeleireiro? Pode dizer-se «você levaste»? O Páginas de Português de domingo, dia 7 de setembro (na Antena 2, pelas 17h00*), inclui uma entrevista com a professora moçambicana Marisa Mendonça, recentemente nomeada para o cargo de diretora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.

* Hora oficial de Portugal continental.


     Lembramos que na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos se dá acesso a recursos para apoio do ensino e da aprendizagem do português (língua materna e língua não materna). Mais informações, incluindo pormenores sobre aulas individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language), na rubrica Ensino.


Renovando o apelo SOS Ciberdúvidas, agradecemos a generosidade de quantos, por esse mundo fora, querem saber mais sobre a língua portuguesa e não dispensam este serviço gracioso e sem fins lucrativos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 05/09/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos