ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Vale tudo com neologismos e variantes?

Serão todos os neologismos válidos? E todas as variantes são legítimas?

É fundamentalmente este o problema debatido nas respostas a questões sobre a forma "hipotetizar" (discutível), uma variante histórica de Bósforo e os nomes das capitais do Sri Lanca (antigo Ceilão). A atualização do consultório aborda ainda as regências do verbo descuidar e do substantivo enfrentamento.

 


No programa Língua de Todos (sexta-feira, 3/10/2014, às 13h15* na RDP África; com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 9h00*), uma conversa com Madalena Arroja, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, analisa a situação do ensino da língua portuguesa no estrangeiro.

No domingo, 5/10/2014, às 17h00*, na Antena 2, o programa Páginas de Português tem três convidados: Anabela Gonçalves, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, apresenta um projecto de investigação para o estabelecimento de um corpus para o ensino do Português Língua Estrangeira e Língua Segunda; o realizador Sérgio Tréfaut fala do seu documentário Alentejo, Alentejo, uma homenagem ao cante alentejano e à língua portuguesa; e Paulo Guinote, professor de História, salienta o papel da I República (1910-1926) na promoção do ensino e da alfabetização em Portugal.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.


A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos oferecem recursos diversificados para apoio do ensino e da aprendizagem do português (língua materna e língua não materna) e realizam aulas individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações no Facebook e na rubrica Ensino.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 01/10/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos