ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Língua nacional vs. língua internacional

1. Mais uma expressão que se soma às muitas que, em cada país, em cada região, definem especificidades locais ou nacionais que, afinal, são património de todas as comunidades que, internacionalmente, falam a língua portuguesa: trata-se de «vai de embute» («vai sem parar»), uma pitoresca expressão empregada informalmente em Portugal. Também característica do uso deste país é o uso da locução «até a» («até ao rio»), como se mostra na presente atualização do consultório, que inclui ainda uma questão sobre o valor semântico da conjunção correlativa «nem... nem...».

2. Entretanto, um novo canal de televisão via Internet foi lançado em 16/10/2014. Chama-se Mundus 21 e é dedicado à cultura em língua portuguesa, produzindo e divulgando conteúdos audiovisuais representativos da diversidade de povos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Um recurso em linha a ter em conta, portanto.

3. A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos são plataformas que põem os recursos em linha ao serviço do ensino-aprendizagem do português (língua materna e língua não materna), quer produzindo e oferecendo fichas de exercícios e guiões de aulas, quer organizando aulas para estudantes estrangeiros  (Portuguese as a Foreign Language). Informações no Facebook e na rubrica Ensino.

4. Com o apelo SOS Ciberdúvidas, procuramos viabilizar este serviço de esclarecimento, divulgação e debate de temas da nossa língua comum, na sua diversidade. O nosso obrigado aos consulentes pelos contributos que entendam enviar-nos.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 20/10/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos