ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Discurso corrente vs. linguagem especializada

Será indiferente usar assassínio ou homicídio? Foi esta a questão levantada em Portugal por vários jornalistas ao noticiarem a pena aplicada ao atleta sul-africano Oscar Pistorius (na foto) na sequência do crime de que foi acusado. Como mostra o jurista Miguel Faria de Bastos, na rubrica O Nosso Idioma, há realmente diferença entre os dois vocábulos, e esta insere-se noutro contraste mais alargado, o existente entre o discurso corrente e a linguagem especializada de qualquer campo técnico ou científico.

No consultório, faz-se a destrinça entre as expressões «de molde a» e «de modo a», dá-se nome português à cidade alemã de Rostock, define-se paródia e identifica-se a classe de palavras de sequer.


 Não esquecer que, como é hábito, o programa de rádio Língua de Todos é transmitido na sexta-feira, 31/10/2014, às 13h15* na RDP África (com repetição no dia seguinte depois do noticiário das 9h00*); e que o Páginas de Português vai para o ar no domingo, 2/11/2014 às 17h00*, na Antena 2.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.


texto descritivo da imagemA Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos são plataformas que facultam acesso gratuito a recursos para apoio do ensino-aprendizagem do português (língua materna e língua não materna) e que organizam cursos para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 29/10/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos