ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Angola promove o bilinguismo no ensino primário
(o português + uma das suas línguas nacionais)

Estava-se na véspera das comemorações dos 39 anos da independência de Angola, com a efeméride assim evocada na rádio nacional: «Assinala-se amanhã o dia da dipanda». Deste termo específico do quimbundo, com origem precisamente na palavra portuguesa «independência», trata a crónica do jornalista Edno Pimentel, transcrita do semanário luandense "Nova Gazeta". Do mesmo jornal, vale a pena ler também o trabalho assinado pelo jornalista Onélio Santiago sobre o ensino das línguas nacionais de Angola, abrangendo já mais de 100 mil alunos da 1.ª classe de escolaridade de nove províncias. Propósito explícito deste projeto: «Todo o angolano deverá ser bilingue, com capacidade de usar corretamente uma língua nacional e a oficial, que é o português».


Ainda na rubrica O Nosso Idioma fica um novo texto do jornalista Wilton Fonseca à volta da palavra «labirinto» e da sua relevância noticiosa em Portugal.

E, no âmbito do consultório do Ciberdúvidas, deixamos disponíveis 10 novas respostas a outras tantas perguntas. São elas: Um caso do reforço do predicativo do sujeito + Sobre verbo tamponar Hóquei pode ser considerado um empréstimo? + É «raio x» ou «raio-x»? + Palavras derivadas de monte + A análise sintática da frase «Tudo o que o homem semear, isto também colherá» + Antropólogo biológico = bioantropólogo + Como devemos escrever o nome da sonda da Agência Espacial Europeia? Outra questão, antiga, que volta a ser abordada, agora no Correio: Deve escrever-se Rudolfo ou Rodolfo?


Finalmente, repetimos o que aqui já se recomendou anteriormente sobre os programas de rádio "Língua de Todos" e "Páginas de Português", assim como sobre estes dois projetos associados ao Ciberdúvidas: a Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 21/11/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos