ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O sol de inverno não faz os dias "solarengos"

Apesar do inverno benigno de parte de Portugal, é lugar-comum a referência ao ambiente gélido de muitas casas, por exemplo, da capital portuguesa, sem sistema de aquecimento para resistir ao frio inesperado. Se não fossem os dias "solarengos"... – perdão, os dias soalheiros. Na verdade, um dia cheio de sol é um «dia soalheiro» ou um «dia ensolarado», mas nunca um «dia "solarengo"», como se continua erradamente a dizer nos media portugueses (por exemplo, aqui), agora a propósito do tempo luminoso mas gelado que vem assolando quase todas as terras lusas. Basta consultar um texto em arquivo no Pelourinho para recordar que solarengo nada tem que ver com sol. Relaciona-se, sim,  com o substantivo solar, «palácio ou edifício pertencente a família nobre», que vem de solo, «terra».

Sob  a influência do frio continua o consultório, para falar da conjugação do verbo gear, além de abordar outros tópicos: o significado de moche, o uso do estrangeirismo gruyère, a regência do verbo ascender e a diferença entre ofender e insultar. Finalmente no Correio, um consulente manifesta o seu apreço por uma resposta do nosso consultor Gonçalo Neves.


 Assinalamos ainda:

– o lançamento pela editora Planeta de Gramática Descomplicada, um obra que se destina não só a professores e alunos mas também aos pais e que foi elaborada pelas professoras Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida Leite, docentes no Instituto Superior de Educação e Ciências e consultoras do Ciberdúvidas (sobre a participação das autoras num programa do canal SIC Mulher, ver aqui);

– até ao dia 31 de julho de 2015, a abertura do prazo para candidaturas ao prémio Fernão Mendes Pinto 2015, o qual é atribuído pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa a uma dissertação de mestrado ou de doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa (mais informações aqui).


O programa Língua de Todos de sexta-feira, 13 de fevereiro (às 13h30*, na RDP África; com repetição em 14/02, às 9h10*) convida Francisco Ramos, do Observatório da Língua Portuguesa, para falar das muitas leituras que as estatísticas oferecem sobre a atual situação da língua portuguesa. O Páginas de Português de domingo, 15/02, às 17h00*, na Antena 2, entrevista o professor Artur Anselmo, membro da Academia das Ciências de Lisboa, a propósito do curso Como se faz um dicionário?, que esta instituição promove nos meses de janeiro e fevereiro de 2015; e ouve ainda os investigadores Fábio Scetti e Emanuel da Silva a respeito do encontro Língua e identidade portuguesa no Canadá, organizado pelo Observatório da Emigração, em Lisboa, em 9/02 no ISCTE-IUL.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.


Ciber EscolaA Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos produzem e facultam materiais de apoio ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa (materna e não materna), bem como organizam cursos individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.


Com o apelo SOS Ciberdúvidas, procuramos a solidariedade de quem nos consulta, no sentido de viabilizar este serviço de divulgação, esclarecimento e debate de temas da língua portuguesa, na sua diversidade. Desde já, o nosso obrigado a quantos entendam ajudar-nos, seguindo as instruções indicadas aqui.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 11/02/2015

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos