ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Saber português é pô-lo em texto

No contexto da aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE), reconhece-se a importância de os alunos desenvolverem muito cedo a capacidade de pôr em texto o registo das suas experiências e opiniões. Sobre esta necessidade, a rubrica Ensino disponibiliza uma breve reflexão de Ana Martins sobre os exercícios de escrita propostos pela Ciberescola da Língua Portuguesa aos seus alunos de PLE: os temas são bem concretos e podem vir a propósito, por exemplo, do sistema de cobrança de portagens das autoestradas portuguesas, ao que parece, nada favorável aos condutores estrangeiros.


«Marco não apenas para a história da lexicografia de língua portuguesa mas também da sua ortografia», o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa passa a constituir o maior acervo digital de palavras usadas em todo o espaço da CPLP, «muitas delas registadas pela primeira vez em produtos lexicográficos, em formato digital, o que permite a sua difusão universal, mas também o seu permanente desenvolvimento e atualização, bem como a criação de inúmeros recursos linguísticos, computacionais ou não, que permitirão ajudar à entrada definitiva do português no clube restrito das grandes línguas mundiais, hoje obrigatoriamente digitalizadas.» As palavras são da linguista Margarita Correia, na apresentação pública da plataforma do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, cuja intervenção deixamos disponível, na íntegra, na rubrica O Nosso Idioma.


No consultório, regressam os aportuguesamentos: como adaptar certas palavras ligadas à civilização greco-romana (stoá, macellum, horreum)? Não haverá alternativa vernácula a health club?


O apelo SOS Ciberdúvidas vai para quantos recorrem ao serviço aqui prestado há 18 anos para divulgar, esclarecer e debater temas da língua portuguesa, em toda a sua diversidade. De modo a viabilizar este espaço, agradecemos o seu donativo, que pode ser enviado conforme as instruções indicadas aqui.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 23/02/2015

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos