ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Empréstimos linguísticos, etimologias várias e uma ambiguidade frásica

As novas questões abordadas no consultório focam os empréstimos linguísticos, a etimologia e a relação entre sintaxe e semântica. Assim, pergunta-se:

– Donde vem o termo boccia – ou bocha, aportuguesando –, designação quer de um jogo popular italiano quer de um moderno desporto paraolímpico?

– Qual será a etimologia do adjetivo ubíquo, do nome próprio Arnaldo e do termo iode?

– E como contornar a ambiguidade de uma frase como «ele não foi à aula porque estava com preguiça»? 

Na rubrica Diversidades, disponibiliza-se um trabalho publicado no jornal português Expresso, da autoria dos jornalistas Joana Beleza e Pedro Santos Guerreiro, sobre o legado de Amadeu Ferreira, uma das figuras mais ativas na defesa  do mirandês, a cujo falecimento, em 1 de março p. p., já fizemos ampla referência.


Na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos, alunos e professores de Português (língua materna e língua não materna) encontram recursos didáticos de acesso gratuito; e os alunos estrangeiros podem também inscrever-se em cursos individuais (Portuguese as a Foreign Language). Informações no Facebook e na rubrica Ensino.


  Reiteramos o apelo SOS Ciberdúvidas, dirigido a quantos procuram este serviço para conhecer, esclarecer e debater toda a diversidade de tópicos que as normas e o uso  da língua portuguesa oferecem.  Agradecemos, desde já, todos os contributos que os consulentes entendam enviar-nos, pedindo-lhes o favor de seguirem as instruções indicadas aqui.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/03/2015

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos