ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Publicidade no Ciberdúvidas, para a sua viabilização e melhoria

A partir desta data, o Ciberdúvidas passa a conter publicidade nas suas páginas – em espaço próprio e devidamente assinalado como tal. Uma opção tomada face aos agravados constrangimentos de financiamento do serviço que aqui se presta, já lá vão 18 anos, à volta e em prol da língua portuguesa. Com essa receita possível – e os donativos dos seus consulentes mais dedicados –. é disso mesmo que se trata, afinal: a viabilização de um espaço desta natureza, de acesso gracioso e sem fins lucrativos, único em todo o espaço da lusofonia. Mas também para a sua melhoria, como a seu tempo se anunciará.


O programa de rádio Língua de Todos de sexta-feira, 20 de março (às 13h30*, na RDP África; com repetição em 21/03, às 9h10*), convida o linguista brasileiro Carlos Alberto Faraco. O Páginas de Português de domingo, 22 de março (às 17h00*, na Antena 2), entrevista Gilvan Müller de Oliveira, ex-diretor do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Prémio Personalidade Lusófona de 2014.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.


 Na passagem do latim para o português medieval, existem mudanças regulares: por exemplo, um E longo evolui para um e fechado (ACETU- > azedo), enquanto a um E breve sucede um e aberto (DECEM > dez). Mas, ao longo da história da língua portuguesa, foram-se acumulando exceções, como é o caso de prelo, tópico de uma nova pergunta. Ainda no consultório, fala-se do nome de uma subespécie de manga, do significado de gaioleira e dos usos quer de apaixonar quer de desconhecido.


Alunos e professores de Português (como língua materna e língua não materna) têm acesso gratuito a materiais didáticos diversificados na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos, plataformas que também organizam cursos individuais para alunos estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações no Facebook e na rubrica Ensino.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 18/03/2015

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos