ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A língua e a ciência, o uso e a atestação dos dicionários

«Consultei dois dicionários e não encontrei a palavra "marisqueio", que costumo usar com o significado de `atividade de captura ou apanha de marisco´. Também não encontrei uma palavra que a pudesse substituir (por exemplo, “mariscagem”), pelo que peço a vossa ajuda para a encontrar.» A resposta a esta dúvida do consulente – que fica em linha desde esta data no consultório* – remete para uma questão mais geral: que critérios devem ser tidos em conta na validação de termos, como estes, de uso específico numa determinada área, mas sem registo dicionarístico, sequer em qualquer vocabulário ortográfico? E se esse uso não segue, propriamente, o que a norma estabelece como regra?

* A grafia do antropónimo Teo, a história das palavras usina e companheiro e uma questão sintática à volta do verbo reembolsar completam a presente atualização do consultório.


Dos cerca de 40 mil estudantes estrangeiros atualmente em Portugal – números respeitantes ao ano letivo de 2013/2014 –, a maioria provém do Brasil, PALOP e Timor-Leste. Ou seja, como acentua a notícia do Diário Económico, é o idioma (comum) «a grande motivação» na decisão desses alunos. E é também a língua portuguesa que está na base da criação de uma plataforma, via Internet, que, à semelhança do Google Académico, agregue e dinamize a comunicação e a cooperação entre investigadores e bolseiros lusófonos espalhados pelo mundo. O projeto, Sete Mares & Pangea, Um Desafio Português, é da iniciativa do ex-ministro da Educação português Roberto Carneiro e – conforme informa o semanário Expresso – vai ser apresentado no dia 6 de maio p.f., em Lisboa.


Os professores universitários Manuel Célio da Conceição e Adriano Moreira são os convidados dos programas Língua de Todos (sexta-feira, 1 de maio, às 13h30**, na RDP África; com repetição no dia seguinte, 2 maio, às 9h10**) e Páginas de Português (Antena 2, domingo, 3 de maio, às 17h00**), respetivamente. Temas abordados: a língua portuguesa e a ciência***, com o primeiro, e o Acordo Ortográfico, com o segundo.

** Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.

*** Vide, a propósito: Pela Universalidade da Divulgação da Produção Científica


Com o feriado do 1 de Maio, Dia do Trabalhador, voltamos com novos temas e respostas na segunda-feira, dia 4/05.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 29/04/2015

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos