ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

De marafado a patriófobo

O adjetivo marafado (no sentido de «danado, zangado, enraivecido, irritado, terrível, levado da breca, difícil de aturar») é bem conhecido em Portugal como palavra indiscutivelmente típica do Algarve, mas estão ainda por conhecer e difundir muitos dos regionalismos que distinguem o conjunto de dialetos desta região. Por exemplo, o que quererá dizer xaringar? O melhor será ver o vídeo a que dá acesso a imagem, a respeito de um dicionário do falar algarvio elaborado por um grupo de estudantes da Universidade do Algarve.


Na sequência de uma pergunta enviada ao consultório por um consulente brasileiro, no sentido de saber se existe um vocábulo  com os significados de «medo do povo» ou «aversão ao povo», o nosso consultor Gonçalo Neves dá um parecer em que avalia opções possíveis – demofobia, oclofobia e patriofobia. Outras questões são igualmente abordadas: que palavras podem fazer parte da família de folha? E como se há de compor um adjetivo que associe moral a espiritual?


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 11/05/2015

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos