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Uma língua pluricêntrica e multicultural

Quando se fala do papel do português na globalização, discute-se o problema de conciliar a unidade do idioma com a sua diversidade. Neste contexto, reconhecendo o facto de atualmente se afirmarem normas nacionais que atuam também como novos centros difusores, ganha relevância a ideia de língua pluricêntrica, a qual permite definir estratégias de colaboração e intervenção. É este o pano de fundo do colóquio Português, Língua Pluricêntrica do século XXI, nos dias 21 e 22 de maio, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), realizado com o objetivo de «beneficiar de perspetivas ou das perspetivas das várias pessoas de vários países sobre questões que envolvem a língua portuguesa». O encontro, integrado na comemoração dos 725 anos da UC, é promovido por duas entidades desta instituição – o Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) e o Centro de Literatura Portuguesa – em associação com o Instituto Internacional da Língua Portuguesa –, nele participando investigadores e representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Mais informações aqui e no vídeo que se segue:


Lisboa festeja, a partir deste dia e até segunda-feira, 25 de maio, a diversidade cultural que a língua portuguesa (também) lhe tem proporcionado ao longo da história. Trata-se do Festival da Lusofonia de Lisboa, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e pela Conexão Lusófona (ver programa aqui).


Em Portugal, os alunos do 4.º e do 6.º anos de escolaridade fazem exames, e o nosso desejo é que tudo lhes corra bem. E, já agora, pergunta-se: como se analisa sintaticamente uma frase como «o exame correu bem»? E por falar em escola, passando à matemática, como verbalizar a operação de multiplicação: «um vezes dois», ou «uma vez dois»? Qual será a sequência mais correta? E que significa esta palavra rarissimamente usada: hendíadis? Estas e outras respostas estão todas no consultório.

Na rubrica Correio, um comentário feito no Facebook motiva um esclarecimento sobre alguns equívocos que persistem quanto à posição do Ciberdúvidas a respeito da querela do Acordo Ortográfico.


 O programa Língua de Todos de sexta-feira, 22 de maio, às 13h30* (na RDP África; com repetição no dia seguinte, 23 de maio, às 9h10*), entrevista a professora Ana Madeira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sobre a formação de professores de Português Língua não Materna. Ainda a respeito da educação em Portugal, o Páginas de Português de 24 de maio (às 17h00*, na Antena 2) propõe uma conversa com Sónia Rodrigues, da Associação Portuguesa de Linguística, acerca dos (insatisfatórios) resultados que mais de 50% dos candidatos a professores de Português obtiveram na componente específica da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades.

* Hora oficial de Portugal continental.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 20/05/2015

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