ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Brasileirismos, calão e pronúncia

Há brasileirismos que depressa se generalizam e enraízam: parece ser o caso de mesa-tenista, adotado até por certas entidades em Portugal. E outras palavras ganham significados que depois votam ao esquecimento, perdendo-se até a noção de que foram alguma vez usadas nessas aceções: é o que acontece com horizontalismo, que pode ser empregado como calão. E, quanto a espectador, que legitimidade tem a variante espetador? São estes os tópicos de mais uma atualização do consultório.


Por razões técnicas e logísticas, fica interrompido o consultório do Ciberdúvidas, que retoma as suas atualizações apenas na sexta-feira, 29/05/2015. Até lá, como sempre, mantém-se o livre acesso de todo o seu arquivo de já perto de 40 mil textos sobre os mais variados temas da língua portuguesa em todo o universo lusófono.


Recordamos que há novos episódios do programa Mambos da Língua – O tu-cá-tu-lá do português em Angola, uma parceria do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa com a Rádio Nacional de Angola, que o transmite em todos os seus canais nacionais e provinciais. Neste espaço didático, são dedicados breves apontamentos diários às palavras, frases e expressões dos usos do português, escrito e falado, em Angola (ler sinopse aqui). Além das oito novas emissões do programa assinaladas na Abertura de 22 de maio p. p., duas outras ficaram também aí disponíveis, via YouTube: sobre as palavras homófonas tensão e tenção e sobre a sempre problemática conjugação do verbo intervir.


Ciberduvidas da Língua Portuguesa :: 25/05/2015

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos