ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico

Podemos anunciar o regresso do consultório no dia 10 de junho, data que também marca a passagem destas páginas para os servidores do Instituto das Ciências do Trabalho e da Empresa-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Como já explicámos, esta mudança implica alterar o visual gráfico do Ciberdúvidas, melhorar a pesquisa de respostas e artigos, bem como apresentar novas funcionalidades, no intuito de servir cada vez melhor quantos, por esse mundo fora, querem e gostam de saber sempre mais sobre o idioma partilhado, hoje, por oito povos.

Como sempre, fica, entretanto, disponível para consulta todo o vasto arquivo de respostas do consultório, a que se juntam os perto de 4 mil textos das demais rubricas. E, para assuntos que não digam respeito a dúvidas linguísticas, recomendamos a utilização dos contactos aqui indicados.


Uma chamada de atenção para os novos episódios do programa Mambos da Língua – O tu-cá-tu-lá do português de Angola, transmitido pela Rádio Nacional de Angola em todos os seus canais nacionais e provinciais. Este espaço criado pelo Ciberdúvidas em parceria com a referida estação de rádio dedica breves apontamentos diários às palavras, frases e expressões dos usos do português escrito e falado em Angola (ler sinopse aqui). Nos episódios da presente semana, fala-se do significado de três angolanismos – camba, cambuta e calema –, a que se junta um quarto – banzo.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 08/06/2015

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos