ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

José Neves Henriques
(1916-2008)

NevesHenriquesFaleceu nesta terça-feira, 4 de Março de 2008, o professor José Neves Henriques, membro do Conselho Científico da Sociedade da Língua Portuguesa e consultor do Ciberdúvidas desde a sua fundação.

Licenciado em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra, exerceu funções docentes no Colégio Militar durante perto de 30 anos.

Autor de várias obras de referência sobre o ensino do português, escreveu (alguns deles em parceria com a sua colega e amiga Cristina de Mello) Gramática de hoje (ed. O Livro), A Regra, a Língua e a Norma (Básica Editora), As Regras (ibidem), Comunicação e Língua Portuguesa (ibidem), Minha Terra e Minha Gente (ibidem) e A Língua e a Norma (ed. Plátano), entre outros.

Estudioso e profundo conhecedor da língua portuguesa, por que nutria uma verdadeira paixão, assegurou durante décadas o consultório do Boletim da Sociedade da Língua Portuguesa, onde foi  dos seus mais solicitados e respeitados conferencistas.

No Ciberdúvidas, as suas respostas e os textos de grande clareza e simplicidade de estilo — 2180 na sua totalidade, aqui permanentemente disponíveis, no arquivo — constituem uma fonte de aprofundado esclarecimento de quantos, por esse mundo fora, lhe reconheciam a sabedoria dos mestres.

A sabedoria dos mestres — e o gosto de ensinar — a que o professor José Neves Henriques acrescentava qualidades humanas de excepção.

Cf. Diário Digital, 4/03/08; Expresso, 4/03/08 + Condolências por José Neves Henriques

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 05/03/2008

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos