1. Foi notícia recente: a língua portuguesa vale 17% do produto interno bruto português. A importância das línguas no mundo dos negócios é conhecida. Resta saber como se pode rendibilizar esse valor. Cabe também perguntar que acções particulares vão ser desenvolvidas no anunciado investimento de 30 milhões de euros na promoção e na internacionalização da língua portuguesa. Mas há que tomar cautela: a língua é caleidoscópica — não há só o português dos negócios; há também (e sobretudo?) o português do linguajar quotidiano, o português regional, o português literário, o português arcaico...
2. Língua portuguesa e cultura(s) — é justamente este o enlace que vigorará, de 24 a 28 de Novembro, em Moscovo, na Segunda Semana da Língua Portuguesa — uma iniciativa das embaixadas de Portugal e do Brasil na Rússia.
3. Qual o papel da doutrina racionalista, ao longo dos séculos, na reflexão sobre a língua? É este o tema da conferência A gramática racionalista na Península Ibérica, que decorrerá na Faculdade de Letras do Porto, no próximo dia 28.